E ai galera aqui é o sensei e hoje trazendo o ultimo anime do nosso desafio da semana de filmes aqui no blog onde eu levei uma analise por dia de cada filme aqui no blog durante toda a semana e hoje traremos Maboroshi um filme muito interessante, ultimo trabalho lançado da Mari okada, que vamos comentar dela durante a analise, que como é a ultima vamos dar uma caprichada, levaremos em consideração todos os animes apresentados nessa semana para analisar este, por que o objetivo do desafio semanal é que ele seja coeso todas as analises estaram conectadas de certa forma e vão apresentadar exemplos diferentes de filmes com pontos positivos e negativos pra que você crie na sua cabeça um ideal de filme que você acharia muito bom, e ao memo tempo entender de forma mais aprofundada todas essas obras, e quando eu fazer mais desafios aqui no blog, e so lembrando que não precisa ser de filmes podemos fazer uma semana das revisões ou semana das criticas e por ai vai, mas o fato é que quando eu fizer novo desafios aqui no blog eu vou tentar trazer também uma analise mais aprofundada do trabalho de um autor em especifico então na semana podemos pegar algumas obras daquele mesmo autor, obviamente se fizer sentido pro conjunto da obra do desafio, sei que essa introdução foi mais longa é que eu queria muito conversar brevemente com vocês, na verdade esse desafio da semana de filmes foi bem problematico, quase que eu perdia o desafio mas no fim deu tudo certo e eu consegui entregar tudo pra vocês, e so lembrando que a partir de amanhã voltamos as programações normais do blog, analises de anime e revisões as quartas as 19:00 e aos sabados as 22:00 e a qualquer dia podemos ter posts aleatorios, sem mais delongas vamos pra analise. Maboroshi é um filme muito interessante primeiro por não ser o perfil da Mari okada e segundo por abordar um tema muito pouco abordado, extremamente pouco abordado mas não é a primeira vez que ela trabalha com isso, mas a gente vai falar mais sobre a Mari Okada em especifico daqui a pouco, mas antes disso precisamos falar sobre essa historia que realmente é muito boa, o contexto dela é uma correção pros problemas dela, o que é genial e eu vou explicar pra vocês, é bem simples na verdade, se você olha a historia de Maboroshi que é basicamente eles viviam uma vida normal até janeiro de 1991, onde teve a explosão na fabrica, e ai eles sentiram que não estavam mais no mesmo mundo, essas foram as descrições do Masamune, e se você pega esse contexto, você pode pensar, ta mas por que o povo não entrou em panico ? tem literalmente criaturas de fumaça mordendo o céu pra fechar fendas, mas quando você lembra que eles são " ilusões " e estão literalmente em outra realidade você lembra que eles não precisam necessariamente fazer sentido, mas toda via entretanto isso não significa que não temos problemas na historia também, um deles por exemplo, na verdade o maior de todos são as perguntas sem resposta de Maboroshi, por exemplo a cidade não tem nada ? onde estão as forças politicas da cidade ? por que não faz sentido algum o Sagami que era apenas um funcionario da fabrica controlar a cidade toda, a cidade não tinha prefeitura ? e isso colide com outra pergunta que é por que a criação deles ? diversas vezes é nos jogado por diversos personagens a teoria de ser uma punição mas a teoria de punição não faz sentido se você pensar bem, primeiro que todo mundo esta vivo ou talvez não mas você vai entender jaja e continuando sua vida na realidade normal, então a punição so serve pras ilusões ? e sobre a prefeitura da cidade ? o deus que crio aquele mundo poupa politicos ? não faz sentido diversas coisas mas o anime nos da uma cena que talvez traga alguma lucidez que é no final quando o idoso motorista do taxi da Itsumi comenta que antigamente sumia algumas pessoas na fabrica, então minha teoria é que talvez quem morra por rachadura no outro mundo talvez tenha sumido na realidade normal então existe a possibilidade de que nem todos da historia original estivessem vivos na realidade normal, e so pra concluir queria trazer também algo interresante dessa cena que foi toda a região da fabrica sem nada, totalmente deserta, talvez depois da explosão o povo parou de morar nos arredores da fabrica e fecharam a aréa por que é um local religoso e tudo mais, lembrando que nos vemos a cidade na realidade alternativa como ela era em 1991, na realidade normal deve ter se passado uns 20 anos desdê aquela epoca, então é basicamente isso a historia, apesar dos problemas é uma historia fantantisca na minha opinião primeiro por trabalhar num tema pouco explorado que é em relação a realidades alternativas, que eu nem acho tão complicado de fazer, eu so acho pouco explorado pela ficcão nos animes, eu acho viagem no tempo 1000 vezes mais dificil de se trabalhar, a gente viu isso essa semana em Nerawareta Gakuen por exemplo.
E quanto aos personagens da obra ? otimos personagens, a cara da Mari okada todos os personagens são otimos em desing e em personalidade, todos são incriveis de bons, mas é aquilo, vocês se lembram da analise de Eu quero comer seu pancrêas ? pra filmes o melhor mesmo é você ter o minimo de personagens possiveis, não é o caso de Maboroshi, e so explicando pra quem não entender, você cometer um erro assim não é o fim do mundo, não significa que seu filme vai ser ruim por isso, mas cada escolha trás uma consequência e a escolha nesse caso trouxe romances muito mal trabalhados, o anime contou com 2 romances que são muito importantes pra obra o principal e o paralelo que gera a perseguição de carro no final do filme, os dois não foram trabalhados em nada, o principal por exemplo a Mutsumi mostra a calcinha pro Masamune e pronto ele ja esta apaixonado, é obvio que eu sei que eles se conhecem a anos gente, e que tem toda uma historia e tudo mais, o que eu estou falando é das cenas que foram apresentadas pro espector pra justificar aquele sentimento, isso é o que significa trabalhar em um romance, e o trabalho do romance em Maboroshi foi minimo pra não dizer nada, e muito disso é devido ao alto numero de personagens, e pela Mari okada ser maluca e ser facinada por relacionamentos estranhos mas não se engangem, não é por que o filme trabalhou pouco no romance que significa que ele é ruim, na verdade isso valeria pra qualquer autor do planeta, menos um, Mari Okada a maior autora de Shoujo de todos os tempos, então você tem que respeitar, por que mesmo com pouco trabalho encima dos personagens ela fez um baita romance, no casal principal da obra, é simplismente a mãe ne pessoal ? nenhum autor do planeta faz shoujo melhor que ela, so o autor de Honey and clover que briga um pouco mas a Mari okada é bizarra, e ja que começamos a falar dela, vamos conversar sobra ela de uma vez, e so pra você entender por que temos que fala tanto dela nessa analise é que Maboroshi é um o unico filme que a Mari Okada escreveu e dirigiu ou seja ela é autora e diretora do filme, então cada detalhe que você viu nesse filme foi o que ela queria passar pra você, então vamos la, a Mari okada ela tem uma influencia totalmente diferente de outros filmes que trouxemos aqui como Joze to tora e um dos meus objetivos é que vocês notem isso, e a Mari Okada ela é um gênio não tem muito o que falar, apesar de todas as polemicas envolvendo ela que eu não vou citar aqui, depois eu posso fazer um post especifico explicando tudo melhor, mas basicamente a Mari okada ela é tão boa que é até desleal comparar ela com qualquer autor de Shoujo ela simplismente criou Toradora, fez script de quase todos os episodios de Ano-Hana, critou Sakurasou pet no kanojo, Nagi no asukara ( Meu shoujo favorito ), Black butter, Vampire Knight, script de todos os episodios de Fate/ stay night, Kiznaiver ( que vocês me pedem pra assistir mas até hoje ainda não vi ), Gosick, True tears que eu amo, Mayoiga que temos analise no blog, Hanasaku Iroha que temos analises das temporadas e do filme, ovas e tudo ... enfim uma lista de dar inveja mesmo mas sera que ela é tão incrivel assim em relação a filmes ? esse fim de semana analisamos alguns dos trabalhos dela com filmes e a conclusão que eu chego é que realmente olhos de gato é um caso a parte, e não representa o trabalho dela como um todo, Maquia é um filme que apesar dos seus problemas é um bom filme, e Maboroshi é um filme muito bom no geral, pra mim o melhor dos três que vimos, mas eu admito que gostaria de ter visto mais ousadia vindo da Mari okada, ela entrou num tema que realmente não é a casa dela que é a ficção cientifica, mas ela se apega muito a velhos habitos como sempre colocar um misticismo muito forte, um sobrenatural muito forte, vimos isso em todos os filmes dela que analisamos, e as vemos tem uma coisinha ou outra que nem faz sentido se você para pra pensar mas aquilo usa como muleta o sobrenatural se justificar, e isso repetidamente em varias obras eu não sei se é muito legal. E pra finalizar essa analise vamos falar sobre o estudio ? o filme foi produzido pelo estudio Mappa, envolvido em varias polemicas, o estudio mapa por incrivel que pareça é um estudio novo, e não era pra ser o gigante que é hoje, eu vou fazer um post depois so falando sobre a acensão da Mappa e como ela conseguiu se tornar o monstro que ela é hoje, é uma historia bacana e tenho certeza que não vão te contar ela em lugar em nenhum so aqui no blog, mas sobre o trabalho grafico não tem muito o que falar, a Mappa sempre entrega um trabalho impecavel graficamente, não tem como discordar disso, é claro que os metodos deles são controversios mas deixa esse papo pro psot sobre a Mappa, e pra quem se pergunta se teremos mais trabalhos na mappa no blog, com certeza absoluta inclusive nessa proxima semana teremos anime da Mappa, vamos trazer a analise de Chainsaw men, ja adianto pra vocês, mas não vai parar por ai, mais pra frente vamos ter mais nomes da Mappa não so em analises mas em posts aleatorio também. Espero que tenahm gostado não somente da analise mas de toda a ideia do desafio semanal de filmes, eu me esforcei bastante pra trazer todo o conteúdo pra vocês, fiquem com deus, até a proxima vlw flw.
Obrigada !! Tchau do sensei !
0 comentários:
Postar um comentário